SOBRE O GRUPO

Quem Somos

Somos uma organização iminentemente voltada para a busca da educação de excelência, constituída de sete instituições de ensino que, em consonância com a BNCC, atendem mais de 4 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Estão estrategicamente distribuídas na cidade de São Paulo e são elas: Colégio Horizontes, Colégio Aprendendo Aprender, Liceu Santa Cruz, Colégio Concórdia, Colégio Augusto Moreira e Colégio CAJU. Também iniciamos a expansão pelo interior do estado com o Colégio Saber, na cidade de Ourinhos.

Nosso compromisso na incorporação de unidades escolares, é manter como princípio a identidade didático-pedagógica de cada uma, bem como o respeito às aspirações de suas comunidades. Ao mesmo tempo agregamos como pilar de filosofia educacional, o respeito ao ser humano, com seu ritmo, seu potencial e principalmente sua individualidade.

O Grupo A Educacional mantém o seu braço social na zona sul de São Paulo, sendo sete centros de Educação Infantil, que atualmente atendem crianças de 0 a 4 anos. Em todas as unidades tem-se por objetivo promover o desenvolvimento pleno da criança, por acreditar na premissa da atual neurologia que é nessa faixa etária que se edifica toda a competência sócio-emocional, cognitiva e motora de cada ser.

Para saber mais da nossa história. (Clique aqui)

Filosofia do Grupo A Educacional

Missão
A principal missão está voltada ao estímulo do exercício da cidadania, da ética e da liderança. Nesta missão, a tônica que sustenta a atuação do aluno na sociedade, como protagonista de sua própria história, em benefício da nação é o senso crítico, a iniciativa, a criatividade e a responsabilidade social.

Visão
O foco principal é manter-se atualizado, à frente de seu tempo, pelo emprego de novas tecnologias e pelo aprimoramento de seus métodos pedagógicos fundamentais.

Valores
Os nossos valores estão focados na autonomia, na inovação e na construção da cidadania. E para isso a resposta está na capacitação e aperfeiçoamento permanente dos profissionais.

Pilares do Grupo A Educacional

Os pilares de sustentação da filosofia do Grupo A Educacional estão harmonizados com os objetivos a serem atingidos por todas as suas escolas. São eles, os princípios emanados na Missão, na Visão e nos Valores de sua organização. Portanto transcendem aos sistemas de ensino e à metodologia, fazendo prevalecer o acolhimento personalizado de cada um de seus alunos.

Outro ponto em comum nas unidades, é o permanente investimento na formação de sua equipe docente. Seja pela capacitação nas inovações, seja nas teorias embasadoras, por intermédio de cursos, palestras e vivências em oficinas.

Em todas as unidades do grupo, independente das diferenças socioeconômicas e culturais da comunidade e da família, o esforço é trazer à tona o potencial e talento de cada indivíduo como “Um ser único e irrepetível na história da humanidade”. Bachir de Haidar Jorge

Na área sócio-emocional, sem lugar para discriminação e preconceito de qualquer ordem, o relacionamento dialógico e democrático que propulsiona a relação entre educadores e alunos é traduzido por três palavras chaves: Acolhimento, Tolerância e Compaixão.

Fundadores


Consultora Pedagógica do Grupo A Educacional
NEDA LIAN BRANCO MARTINS

O Grupo A Educacional – nasceu em 1981 pela iniciativa de Neda Lian Branco Martins, educadora e João Branco Martins, empresário. Neda pautou sua caminhada profissional "em busca da escola ideal". Normalista da Caetano de Campos, Pedagoga com especialização em Orientação Educacional, formada em Letras, com especialização em Linguística e Semiótica, pós-graduada em Psicologia da Educação. No dizer dela, nasceu professora e percorreu ao longo de sua carreira da Educação Infantil à Universidade. Participou de projetos de capacitação de professores em todo o território nacional sob a égide do Ministério da Educação, como autora de vários livros. Abraçou a tônica da autonomia gradual dos alunos em seu processo escolar, preocupando-se em organizar seu trabalho intelectual. Valorizou o atendimento personalizado, tanto dos dotados de altas habilidades e inteligências múltiplas, quanto dos portadores de necessidades especiais, antecipando-se à inclusão, hoje obrigatória por lei. Introduziu sua alfabetização própria, fundamentada pelos princípios cognitivistas de Piaget e do sócio construtivismo de Vygotsky. Transpôs os limites da matemática tradicional, enfatizando a numeração, o raciocínio, o cálculo mental e a compreensão da linguagem lógica. Preocupou-se com a saúde emocional de sua comunidade estudantil e introduziu nas grades curriculares, aulas que enfocam o equilíbrio, a igualdade, a compaixão, o acolhimento, a não violência e os valores em geral. De acordo com os princípios da neurociência e pela convicção, de que as habilidades que devem sustentar cada etapa do desenvolvimento humano, seja no que tange a mobilidade ampla ou à motricidade fina, criou um programa voltado para o amadurecimento da concentração, do relaxamento, da independência, da abstração e da motricidade. Desde sempre investiu na Educação pelas Artes em seus três campos, a música, as artes visuais e o teatro, área esta que continua a se recriar a cada ano que passa. Com base nesses pilares, seguidos por todas as suas escolas, o Grupo A Educacional, foi fundado como um polo de metodologia inovadora no cenário da educação brasileira.

C.E.O. do Grupo A Educacional
GUSTAVO LIAN

Gustavo Lian, engenheiro mecânico de formação, com pós-graduação em Administração de Empresas e Marketing, e diversos cursos na área de Educação, é o C.E.O. do Grupo A Educacional, desde 2005. Casado e pai de três filhos, sempre foi envolvido com a área. Começou aos 17 anos, quando ministrou aulas de matemática e de física no Instituto de Recuperação Pedagógica e posteriormente no Colégio Horizontes. Cinco anos depois, encabeçou a primeira de muitas aquisições do que viria a ser o Grupo A Educacional. Durante todo esse tempo, coordenou o trabalho de implantação de boas práticas pedagógicas, ao longo dos anos, nas escolas do grupo, dedicando-se também com ênfase à Orientação Educacional. Todas as escolas têm um modelo disciplinar e avaliativo que prioriza a formação de cidadãos éticos, criativos e responsáveis.

Voltar